28ª RT


 

Histórico da 28ª Região Tradicionalista

A 28ª Região Tradicionalista foi fundada em 22 de Dezembro de 1989. Tendo Como sede este Município e também essa casa, o CTG Gaudérios do Rodeio, seu coordenador da época era Sr. Paulo Domingos Savaris, e o seu Vice Sr. Celito Albarello, falecido este ano. Na oportunidade da Fundação estavam presentes as seguintes entidades: CTG Porteira Aberta, CTG Estância dos Carreteiros, Minuano CTG, CTG Os Sinuelos, CTG Querência do Cristal, CTG Pátria e Querência, CTG Rodeio da Querência, CTG Gaudérios do Rodeio e a Coordenadoria da 17ª RT. Antes dessa data, as entidades acima citadas pertenciam a 17ª RT. Desde então passaram pela Coordenadoria 14 Coordenadores:

No decorrer desses 30 Anos, muitas foram as conquistas de uma Região formada por 8 Entidades, mas com o passar dos anos novas Entidade foram surgindo e se somando no total de 19 Entidades, das quais possuímos participação ativa da grande maioria.

Dentre nossas principais conquistas podemos destacar o fato de termos dobrado o número de Entidades em nossa Região;

O Fato de termos marcado a cerimonia de Geração e Distribuição da Chama Crioula do Estado, pelo belíssimo evento coordenado pelo Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal Sr. Vilson Antônio Berdardi e o Patrão do Minuano CTG, João Arlindo Renbond;

Termos conseguido nossa 1ª Prenda Estadual. Título este conquistado graças ao esforço de sua família e próprio de Giovana Pertuzzatti Rossatto, 1ª Prenda Juvenil do Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2017.

Em seguida, nossa segunda Conquista, veio desta casa, 2ª Prenda Estadual. Título este conquistado com muita dedicação própria, e de sua família, por Gabriela Cavasin, 2ª Prenda Mirim do Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2018.

Neste ano, conseguimos idealizar um site, que para nós representa o fruto de muito trabalho e um local para podermos registra com mais eficiência nossas atividades e que também sirvam futuramente, como local de pesquisa e inteiração das atividades tradicionalista desenvolvidas nesta região.

Para os próximos anos possuímos anseios de novas realizações e conquistas.

Contamos com a colaboração de toda a comunidade tradicionalista, para que juntos, possamos prolongar ainda mais a beleza das flores de nosso jardim, para que cada vez mais, sejamos vistos pelos pássaros e borboletas que habitam esse lugar de riqueza cultural humilde e recatada, mas com enorme potencial.

Lisiane Vaz da Silva.